sábado, 10 de setembro de 2016

Conflito de opiniões e preciosismo no trabalho: impactos em prazos e stress no time

Quase todos os projetos têm erros, têm discussões, têm ruídos na comunicação, enfim, coisas que geram ainda mais debates. Todo o projeto tem um nível de tensão, de stress, e isso é fato e está no script. Só falta você perceber que, em certos momentos, debater significa perder tempo, pois a hora é de abaixar a cabeça e fazer, sem estender aquela discussão.

A ideia que eu quero trazer é a seguinte: quando estamos indo pro fechamento da operação e o seu Gerente ou o Atendimento chega e diz: “- Cara, tem que fazer esse ajuste agora. Para tudo o que tá fazendo e faz o ajuste imediatamente”.

Nesse momento:
1) Não é a hora pra discutir a solução ideal ou perfeita, aquele detalhe super importante que você pensou... Esquece isso! É hora de ajustar e entregar, cumprindo prazos;
2) Não é hora pra ficar de magoado porque você acha que o cara falou alto ou porque “não é assim que se faz” e blá-blá-blá.

Caro leitor, é final de campeonato, já estamos nos acréscimos e você está na cara do gol, só que o goleiro fechou seu canto e eu estou livre... Então, eu não vou suplicar pra você parar de tomar seu café e, com gentileza e tranquilidade, pedir pra você me passar a bola para que eu possa recebê-la e fazer o gol. NÃO!!! Eu vou dar um berro: “Eu, aqui, passa a bola, pô!”.  Entendeu?

Vamos ser campeões, e depois a gente senta e comemora juntos. Daí você me xinga, libera sua tensão. Nessa hora, eu vou dar risada e vamos nos abraçar, porque ganhamos o jogo. Depois, com calma, a gente analisa todos os pontos pra ver o que foi feito de errado, já que o gol só saiu aos 49 minutos do segundo tempo ou, voltando pro corporativo, a gente vê se faltou documentação, se faltou feedback, se alguém não deixou o processo claro pro cliente e tudo o mais.

Não estou dizendo que precisamos aceitar bronca toda hora, nada disso. O clima do time tem que ser bom, tem que haver respeito entre todos, e tem que ter trabalho de equipe. Mas, na hora da conclusão, da entrega, em que o ponto focal no cliente já aprovou, que o diretor do cara também já pediu a coisa daquele jeito, isso passa a ser um detalhe, e a essência do projeto está mantida... Então, relaxa, afinal, é impossível ser “pai” de cada vírgula do projeto ou achar que aquilo ali vai quebrar com toda a obra. Essas coisas acontecem e você precisa saber lidar com elas. Primeiro, abaixando a cabeça e fazendo, executando e entregando para, somente depois de cumpridos os prazos, discutir a situação com calma. Evite atritos e seja inteligente.

André Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário