sábado, 14 de maio de 2016

Fórmula para realizar seus projetos

Quem sabe o maior inimigo da realização de algo valioso seja medo. Medo de fazer algo diferente, medo de seguir outro caminho e de  inovar para solucionar um problema. Isso porque tememos a opinião dos outros e temos receio de ouvir que perdemos tempo tentando fazer de outra maneira. Queremos ser super-eficientes, superprodutivos e, na nossa cabeça “evoluída”, ir por outro caminho “experimentativo" quebra esta ideia. Mas, ao contrário do que muitos dizem, a criatividade, motor da realização, NÃO funciona sob pressão, porque sob pressão você tem pouco tempo e aí toma uma atitude natural pra estes momentos: faz o básico que resolve. Uma forma de você começar a sair desta situação é ir fundo na experimentação, naquele rascunho da ideia. Perceba que sempre enquanto esboçando estamos abertos às possibilidades e não temos bloqueios, esta é a atividade que você precisa exercitar.

Se partir direto pra ideia final, refinada, você poderá trazer surpresas negativas ao projeto e terá que voltar etapas, refazendo o trabalho. Um outro ponto a considerar é aquele apegar-se às obras refinadas sem antes passá-las numa prova de fogo, pois às vezes aquela criação é esteticamente bonita, ou você empregou um grande esforço pra gerá-la e não quer jogar isso fora, então fica criando aceitações subjetivas e sem valor mercadológico, aí quando seu produto vai pro mercado e não tem sucesso, fica se perguntando onde errou. Então eu digo, é aqui que você errou. Você pulou etapas e achou isso esperto.

Esboçar é a melhor forma de testar ideias e começar a realizar seus projetos. Você precisará criar esta cultura trabalhando sozinho ou em grupo. Quando sozinho, esboce e dê um tempo naquela obra fazendo outra coisa ou, melhor, deixe aquilo pra outro dia e avalie a criação sem estar mais envolvido emocionalmente com a peça. Quando em grupo, antes de apresentar, diga a todos que apresentará um rascunho pra que o futuro possa ser visualizado, poupando tempo e dinheiro ao empreendimento. É comum os gestores ou homologadores não olharem pro esboço, não perceberem que ali mesmo poderiam retirar, adicionar, refazer e complementar para enriquecer o produto e, com isso, realinhar estrategicamente a operação pro bom seguimento das atividades. Mas o que vemos é o contrário disso, os gestores deixam tudo pro final, pro momento onde tem tudo refinado e já se percorreu grande trajeto. O resultado quando um ponto não conecta com o outro é estresse geral, pra todo mundo.

Imaginem fazer um filme sem antes aprovar um storyboard, fazer um vestido sem antes ter aprovado um croqui ou construir uma casa sem fazer uma planta baixa e discutir sobre as propostas? Estes erros são diários em várias empresas que perdem tempo, dinheiro e causam clima negativo pro grupo de trabalho.

Vem junto comigo, caro leitor: quando você está no esboço, você já estabeleceu o desafio e partiu para a imersão naquele universo de problema, lendo, vendo, montando um núcleo de informações que são a base do pensamento inventivo. Tenho certeza que durante este processo sua mente viaja por vários espaços e faz mil combinações, que resultam em um mar de ideias. A melhor forma de você comprovar sua ideia é esboçando, é fazendo aquele rascunho feio, tosco e sem nenhuma técnica, mas que tem ali uma essência, tem um conceito esperando pra ser definido, tem algo lá no fundo que lhe diz “isso é bom”. Eu sei que você quer fazer o melhor, o lindo, o perfeito, mas não é este o momento, ainda. Valide, constate, comprove sua ideia criando prévias, onde seja possível substituir, combinar, modificar, eliminar e rearrumar tudo.

Se você for ficar esperando pelo perfeito, nunca irá realizar nada. Vai ter tanto medo que sempre optará pelo processo convencional, que gera resultados convencionais. Pode acontecer coisa pior, com o medo tomando conta de você ao ponto de não ter mais coragem de falar e até mesmo passar momentos com as pessoas. Vai se tornar alguém introspectivo e terá que fazer todo um movimento pra virar poeta e aí não ter mais que explicar pra si próprio porque não socializa, não troca, não conversa com um estranho, mesmo ele lhe parecendo muito interessante. Seus projetos nunca vão se realizar. Seus projetos nunca vão ser tão ricos quanto poderiam ser.


As coisas têm falhas e a beleza está aí mesmo. Então, esboce, e depois faça o refinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário